Fertilizantes resultantes de compostos orgânicos e fontes minerais garantem mais vantagens aos produtores rurais.
No Brasil, a busca e adesão de produtos rurais à prática da agricultura tem sido crescente. De acordo com uma pesquisa realizada pela MacroSector Consultores, o mercado brasileiro de fertilizantes crescerá 2,5% este ano, com entrega de aproximadamente 37 toneladas.
Ainda de acordo com o MacroSector, a demanda de fertilizantes acompanhará a tendência do Valor Bruto de Produção da agricultura. Isso significa atingirá 6% em 2020, projetando R$415 Milhões.
Produtores rurais de todo o país passaram a procurar por fertilizantes que ofereçam sustentabilidade, redução de custo durante a produção e rentabilidade. Tudo isso com o objetivo de reduzir a dependência de insumos químicos e diminuir os valores gastos com os mesmos.
O movimento tem possibilitado uma grande busca por fontes naturais de nutrientes. Não obstante, com um maior aproveitamento do adubo no solo, o organomineral faz com que o produtor possa usar até 40% menos das fontes de nutrientes. Tal quantia representa uma redução significativa dos gastos do produtor, não só de forma imediata, mas também a longo prazo.
Isso acontece porque este tipo de adubo reestrutura o solo, devolvendo vida e estimulando a proliferação de microrganismos. Assim, após quatro anos de uso, a quantidade utilizada de fertilizante organomineral pode ser reduzida até pela metade ao que se utilizava inicialmente.
Atualmente, estima-se que no Brasil a área plantada com organominerais já ultrapassa milhões de hectares.
O seu crescimento no país se deve a busca pela sustentabilidade econômica, ambiental e social. Este tipo de processo estimula o desenvolvimento de novas cadeias produtivas, agridem menos o meio ambiente, oferecem baixo custo de produção e mais efetividade nos resultados.
Quais os benefícios da utilização de fertilizante organomineral?
Além do benefício financeiro, físico e biológico o fertilizante organomineral também traz uma vantagem ambiental. Isso por que esse tipo de adubo é produzido através de resíduos orgânicos. Desta forma, materiais que seriam descartados ao lixo e consequentemente virariam um meio de poluição, são transformados em fertilizantes, acabando com um passivo ambiental.
Outro benefício oferecido pela utilização de resíduos orgânicos é a possibilidade de o produtor gerar crédito de carbono. Este mercado ainda é pouco conhecido no Brasil, mas garante um futuro promissor. Além disso, isso pode ajudar o agricultor a elevar sua renda ao investir em agricultura orgânica.
Viável tanto para pequenos, médios e grandes negócios rurais, a base do organomineral é composta por sobras da agropecuária. Alguns exemplos são o bagaço de cana, palha de milho, resto de hortas, serragem, carne de frango, entre outras opções.
Toda mistura recebe, ainda, fontes minerais e em apenas 10 dias já é possível aplicá-lo em solo. Essa rapidez se deve graças às novas tecnologias desenvolvidas para aceleração deste processo.
Por fim, além de poupar o planeta e manter uma alta produtividade do solo, o fertilizante organomineral traz outros benefícios. Isso porque pode ser utilizado como uma ótima estratégia de marketing para que o seu negócio se diferencie de seus concorrentes.
Como se destacar se destacar no mercado rural?
Se pretende investir no fertilizante organomineral, é importante poder contar com a transparência de um bom fornecedor de máquinas e equipamentos.
Um bom fornecedor é um grande diferencial para que você entenda as necessidades reais para construir sua unidade.
Encontre as melhores máquinas e equipamentos de ensaque, mistura e granulação de fertilizantes para que o seu negócio avance.
A Rovermaq Máquinas e Equipamentos Industriais está presente há mais de 30 anos no mercado, garantindo a entrega de equipamentos e máquinas eficientes com toda sua expertise. Para mais informações entre em contato.
Comments