Matérias-primas para produção de fertilizantes
- rovermaq
- 10 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
Conheça os macro e micronutrientes indispensáveis para a produção fertilizantes de qualidade.

Fertilizantes contém nutrientes indispensáveis para a nutrição de plantas. Para sua produção, a indústria precisa não só da matéria-prima básica, que contém os nutrientes necessários, mas também precisa de insumos químicos, que contribuem para a eficiência de produção, qualidade do produto e viabilidade econômica.
Além disso, os insumos químicos também contribuem para a proteção do meio ambiente.
Conheça agora as principais matérias-primas para a produção de fertilizantes.
Quais insumos químicos auxiliam na produção do meu fertilizante?
Podemos citar os antiespumantes, floculantes e inibidores de corrosão que são importantes para o processo de fabricação. Além deles, existem também os aditivos funcionais, que são: suplemente de granulação, corantes, revestimentos de controle de poeira, entre outros.
Estes agem como condicionadores e tornam-se parte do fertilizante finalizado, contribuindo assim para sua qualidade, durabilidade e valor de mercado.
Quais são as matérias-primas utilizadas para produção de fertilizantes?
Conhecidos também como Macronutrientes, o Nitrogênio, fósforo e potássio são os principais elementos, vistos como matéria-prima.
O Nitrogênio é extremamente importante para as reações químicas que acontecem dentro da planta. É ele quem é responsável pela formação de folhas e volume, formando a proteína importante para a plantação e para o consumidor final. Ou seja, sem o nitrogênio, o desenvolvimento da colheita não acontece.
O fósforo atua como principal fator para o desenvolvimento da raiz da planta, com este nutriente, a mesma se expande no solo retirando mais nutrientes resultando em uma plantação mais forte e desenvolvida.
Muito importante para o metabolismo da plantação, o potássio age no funcionamento dos fluidos e formação das fibras vegetais. Além disso, ele é fundamental para a qualidade dos frutos e hortaliças.
Ademais, existem também os micronutrientes, como cálcio, enxofre, entre outros também são importantes para o desenvolvimento e formação de uma plantação.
Quais são os micronutrientes?
Fundamentais para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas, os micronutrientes são requeridos em concentrações baixas os micronutrientes abrangem Boro(B), Cobre(Cu), ,Níquel(Ni), Ferro(Fe), Cloro(Cl), Zinco(Zn), Manganês(Mn), Molibdênio(Mo).
Com a mesma importância que os macronutrientes, a falta de micronutrientes em uma plantação pode gerar grandes perdas na produtividade.
Micronutrientes e suas funções:
Cloro (Cl) O cloro e o boro são os micronutrientes de maior solubilidade. Ele está ligado ao metabolismo da água e a transpiração das plantas, além de participar da fotossíntese.
Cobre (Cu) Tem papel essencial na fotossíntese, respiração e fixação do nitrogênio.
Ferro (Fe) Essencial para o metabolismo energético, ele atua no desenvolvimento de troncos e raízes.
Zinco(Zn) O Zinco é fundamental para o desenvolvimento de partes florais, produção de grãos e maturação precoce de sementes.
Molibdênio (Mo) Tem um papel significativo para a fixação do nitrogênio pelas bactérias, no caso das leguminosas.
A produção de fertilizantes de qualidade começa desde a escolha de bons nutrientes a produção industrial do mesmo. Ter os melhores produtos e os melhores maquinários auxiliam todo o processo e garantem 100% de eficácia.
Para te auxiliar, a Rovermaq está presente no mercado de maquinários para misturar, ensacar e granular adubos e fertilizantes há mais de 30 anos. Com expertise e assistência, oferecemos anos de experiência para que o seu projeto evolua.
Saiba mais em: https://www.rovermaq.com/
Comentarios