top of page
rovermaq

Saiba quais são os principais tipos de fertilizantes no mercado

Atualizado: 6 de ago. de 2020

Entenda as melhores opções de fertilizantes para sua plantação.



Cada vez mais presente ao redor do mundo, o uso de fertilizantes é uma das opções mais utilizadas por agricultores. Isso porque, além de contribuírem para o aumento da produtividade agrícola, também são potenciais ativadores dos mecanismos de defesas das plantas. Como consequência oferecem maior rentabilidade e lucro ao agricultor.


Principais fertilizantes

Atualmente, existem diversas opções no mercado, cada um com sua particularidade. Os minerais derivados de rochas, os orgânicos têm como base o esterco e restos de alimentos e os organominerais, produzidos através da mistura dos fertilizantes minerais e orgânicos.


Fertilizantes Minerais

Este grupo, que também pode ser conhecido como sintéticos são extraídos do solo e passam por uma transformação química industrial.

Geralmente composto por nitrogênio, potássio e fósforo. Este tipo de fertilizante pode ser absorvido pelas plantas com apenas um único nutriente predominante ou de forma mista.


Tipos de Fertilizantes Minerais:

  • Nitrogenados: são ricos em nitrogênio;

  • Potássicos: são ricos em potássio;

  • Fosfatados: são ricos em fósforo;

  • Mistos: mais de um nutriente predominante;

  • Corretivos: são calcários, utilizados para a correção da acidez do solo.


Fertilizantes Orgânicos

Para que seus nutrientes possam ser infiltrados pelas plantas, é necessário que este grupo passe pelo processo de decomposição e mineralização. Isso porque, eles são feitos através de restos de animais e vegetais.

Geralmente compostos por esterco animal, resíduos de frutas e vegetais, resíduos de vinícolas, entre outros. Seu processo de absorção é mais lento, porém, além de acelerar a atuação dos adubos químicos, os fertilizantes orgânicos também melhoram a estrutura física da terra.


Tipos de Fertilizantes Orgânicos

  • Orgânicos simples: obtidos apenas a partir de matéria vegetal e/ou animal;

  • Orgânicos mistos: feitos a partir da mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples;

  • Orgânicos compostos: feitos a partir de material orgânico obtidos por processos químicos, físicos ou bioquímicos. Estes processos podem ou não ser controlados.


Fertilizantes Organominerais

Enriquecidos por nutrientes minerais, os organominerais são conhecidos um dos melhores por ajudar o agricultor a reduzir custos. Uma vez que ele é responsável por estimular a proliferação de microrganismos responsáveis por aumentar a taxa de mineralização. Nesse sentido são liberados mais nutrientes a serem absorvidos pelas plantas.


Este grupo passa por duas fases de produção. Na primeira, são inseridos diversos resíduos orgânicos e após a sua decomposição é feito um balanceamento dos nutrientes existente na mistura.


O fertilizante organomineral oferece inúmeros benefícios em sua utilização, desde o seu baixo custo aos benefícios de sua ação no solo.


Em resultado da carga orgânica acrescentada, as plantas absorvem melhor os nutrientes, fazendo com que elas se tornem resistentes a pragas.

Além disso, este fertilizante é o ideal para os consumidores conscientes, que se preocupam com os impactos ambientais, uma vez que são os menos agressivos desde o seu processo de produção à aplicação.


Atualmente, diversas empresas utilizam o fertilizante organomineral por ele ser capaz de diminuir a poluição, melhorar a produtividade da lavoura a longo prazo e recuperar o solo, além de ser uma forte opção para se destacar entre os concorrentes.


Quer saber mais sobre a diferença entre os fertilizantes e quais seus benefícios? Conte com a experiência da Rovermaq Máquinas e Equipamentos Industriais.

Presente desde 1983 no mercado, garantimos há mais de 30 anos a expertise necessária para o seu agronegócio. Para mais informações entre em contato.

Comments


bottom of page